https://www.hotmart.com/show.html?a=M2671067R

Dr. Rogério Bernardo ( FisioFit Paulínia )

Atendimento e Agendamento: Clínica FisioFit Paulínia Rua São Bento 1103, Santa Cecília - Paulínia/SP Fones: (019) 3833-1772 / 99841-0127 (whatsapp) E-mail: fisiofitpaulinia@gmail.com

Tendinite do Músculo Supra Espinhal

A articulação do ombro é composta por cinco articulações separadas a saber: Glenoumeral ou escapulo-umeral, Esternoclavicular, escapulotorácica, coracoclavicular e acrômioclavicular. Todas essas articulações trabalham sicronicamente para a realização de grandes amplitudes de movimento. O ombro é uma articulação de grande mobilidade e pouca estabilidade.


O manguito rotador é composto pelos músculos supra-espinhal, infra-espinhal, redondo menor e sub-esapular. Esse grupo muscular tem a função de estabilizar dinamicamente a cabeça do úmero na superfície da glenóide.
Lesões no manguito rotador são problemas comuns relacionados à sobrecarga do ombro.
Tendão é uma estrutura fibrosa que liga o músculo ao osso. A inflamação nessa estrutura é denominada tendinite.
O músculo Supra-espinhal é um pequeno musculo localizado na acima da espinha da escápula. Tem a função de abduzir a articulação do ombro. Tendinite no musculo supra espinhal é responsável por 27% de afastamento laboral e 18% de indenização por causas trabalhistas na Suécia.
As causas vão desde a repetição do movimento, postura inadequada dos MMSS, movimentação acima do nível do ombro e envelhecimento biológico.
É considerado um problema de saúde publica devido a alta taxa de incidência e afastamento.
Em um estudo realizado por Almeida em 2008, na cidade de São José do Rio Preto, as prováveis causas da evolução da doença são a flexão de ombro acima de 60 graus, impacto do manguito rotador no arco subacromial, má postura do local do trabalho e alta velocidade na execução de movimentos nos membro superiores.
Os sintomas são a dor local, calor, rubor, edema na fase aguda e posteriormente temos perda de função tais como força muscular e movimentação. Em casos mais complicados da patologia, o paciente pode apresentar ruptura parcial ou até mesmo total do tendão muscular.
O tratamento medicamentoso da tendinite consiste na utilização de analgésicos e antiinflamatórios.
Após avaliação cuidadosa do paciente, o tratamento fisioterapêutico consiste na utilização de Ultra Som pulsado. O fisioterapeuta deve atentar-se a usar o ultra-som , TENS e Laserterapia.
É indicado também a mobilização da articulação do ombro a fim de evitar o seu congelamento. O movimento é sempre respeitando o grau de amplitude e dor do paciente.
Em fase posterior da reabilitação é imprescindível trabalhar a propriocepção do ombro com exercícios de estabilização segmentar e também o fortalecimento muscular iniciando com exercícios ativos livres e posteriormente ativos resistidos.

Tem como indicação a pratica de pilates e exercício funcional, para a reabilitação final.
Dr. Rogério Bernardo Bertrho CREFITO 52502-LTF
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Atendimento e Agendamento.

Clinica Marfim R. Batista Perozzo, 327 Vista Alegre - Paulínia/SP Fones: (19) 3874-2372 / 3874-9078